quinta-feira, outubro 25, 2007

Aventuras Nórdicas - I

Como de praxe, todos que tem o costume ou mesmo a curiosidade de dar uma passada nesse blog, têm a sã consciência que eu não sou fã do Brasil, nasci aqui né? Não foi minha escolha, é como se diz, “amigos você escolhe, família não”, essa é minha relação com o país da bandeira verde amarela e azul, que combinação clássica, hein?

Pois bem, dia oito deste mês embarquei rumo ao velho continente, um antigo sonho que eu tinha de conhecer uma coisa bem diferente, e, de fato o é. Primeiro fato emocionante foi o de passar pelo controle de imigração de Amsterdã, quando fui pedir uma informação sobre a localização de um portão, o
camarada me abordou com um nada amistoso: “Come here..”. Fui com ele até a sala da imigração, onde ele me bombardeou de perguntas, queria saber pra onde eu iria, o que eu iria fazer por lá, aonde eu ficaria e quanto dinheiro estava levando.
Bom, esse foi meu primeiro contato com a europa, bastante corrido pois o voo BH/SP havia atrasado bastante, e o aeroporto de Schiphol é como uma cidade, enorme, até achar o portão já estava na hora do embarque...Mas já deu para notar a tamanha variedade étnica, gente de todo lado, idiomas variados, muita mulher bonita.

Tamanha ousadia que tive até que mostrar o convite de casamento para que eles dessem fé e carimbassem o passaporte. Okay, enfim, deu certo. O controle é rígido, mesmo Amsterdã sendo uma cidade bem moderninha, eles ainda gostam de fazer sua “modernidade” com ordem...

Ao desembarcar em Turkku, se não me engano cidade vizinha a Helsinque, haja vista que não há aeroporto em Helsinque, senti de imediato o ar gelado entrando em meus pulmões. Confesso que sentir o frio nórdico foi uma das melhores sensações da minha vida.

Não era o frio que o povo de Belo Horizonte diz ser frio (algo do tipo 15 graus), era um frio de verdade, em torno de 1 grau. Isso sim é fantástico, ainda mais para uma pessoa que possui uma exacerbada intolerância pelo calor tropical...

Enfim, tinha certeza que estava em casa...


Continua no próximo episódio.

Nenhum comentário: